Para ser mais criativo(a)


Difícil escrever sobre isso em um blog que futuramente planejo transformar em um portfólio para organizar meus textos e finalmente ter algo relevante para mostrar, mas vamos lá.

É o seguinte; ultimamente tem me faltado motivação. Dizem que a minha geração é movida por mudanças rápidas então penso que possa ser um pouco disso, mas o fato é que estou cansada de fazer a mesma coisa sempre do mesmo jeito. Estou me sentindo medíocre e extremamente insatisfeita.

Por conta disso fui buscar na internet (sempre ela) um pouco de auto motivação. Meio besta buscar por isso, mas achei que era necessário e fui atrás.

Abri os primeiros sites que me chamaram a atenção e comecei a me decepcionar, nunca fui uma pessoa pessimista, mas eles (os sites) me diziam pra pensar positivo SEMPRE e que todo trabalho árduo será recompensado, um dia. Também encontrei muitos outros conselhos rasos que não me acrescentaram nada, a não ser um incômodo ainda maior.

Como que eu posso ter essas atitudes se “tô de saco cheio”? Não sou daquelas que fica se lamentando por tudo, mas achar que o mundo é lindo e cor de rosa é muita hipocrisia. Shit hapens! E aí? Vai ficar dizendo que nunca viu o céu tão azul ou vai se mexer pra consertar o que está errado? Vai permanecer calminho e feliz ou vai ter um ataque cardíaco, mas vai resolver o problema?! Sou daquelas que gosta de pensar antes de sair resolvendo a vida, mas sem levar o dia inteiro pra decidir o que fazer, por favor!

Definitivamente saí do foco visitando esses sites, então voltei à busca inicial, precisava de soluções efetivas e acabei encontrando um velho amigo: o SMART.

Pra quem não conhece, é uma estratégia organizacional que visa a realização de objetivos. Aprendi em Marketing, enquanto cursava a faculdade, mas achei que era uma daquelas coisas que a gente não necessariamente usa.

Funciona assim:

“S” (Specific and Simple) – Específicos e Simples (o que quero? Ex. Laranjas)

Precisamos ser específicos em relação aos nossos objetivos. Não basta querer lucro, tem que quantificar. Devem ser declarados de forma simples, direta e objetiva.

“M” (Measurable and Meaningfull) – Mensuráveis e Significativos (Quantas laranjas? 25 laranjas!)

Medir no sentido de estipular o período durante o qual devemos atingir o objetivo, focando as nossas ações e emoções em assuntos pertinentes para a concretização dos mesmos. Significativo refere-se ao fato dos objetivos serem para cada um individualmente e não para agradar a quem está ao nosso redor.

“A” (Attainable) – Atingível (Consigo arranjar 25 laranjas? Sim)

Temos de ter a certeza que os objetivos se encontram claramente definidos, de forma equilibrada e congruente, com o momento e os recursos disponíveis.

“R” (Realistic and Responsible) – Realístico e Responsável (Tenho recursos para conseguir? Sim)

Os objetivos devem ser desafiadores, porém possíveis. Só assim teremos motivação suficiente para os conquistar.

“T” (Toward what you want and Tangible) – Através do que desejamos e tangíveis/Definido no tempo (Até quando? Até as 12h de amanhã.)

Quando definimos os nossos objetivos, temos que fazê-lo de forma positiva. Sendo tangível, mais facilmente se tornará mensurável e, como tal, atingível.

http://www.portal-gestao.com/gestao/item/2619-vis%C3%A3o-miss%C3%A3o-e-objectivos-smart.html#sthash.ugBPac85.dpuf

Acabei encontrando alguns outros conceitos que me pareceram mais concretos, então montei as minhas próprias…

DICAS PARA ME MANTER MOTIVADA (titulo manjadíssimo, eu sei!)

1) Defina metas e um objetivo (maior que as coisinhas do dia a dia), que seja SMART;

2) Seja disciplinada, evite começar e não terminar FAÇA!!;

3) Trabalhe mais com as mãos. Desenhe, escreva, saia da tela do computador;

4) Busque conhecimento inspiração (hypeness, abduzeedo…);

5) Não se acomode nunca!

Simples, sem mistérios, mas acredito que seja o que eu preciso no momento…um pouco de foco pra me conhecer um pouco mais e talvez descobrir/mudar o que tanto me incomoda.

Deixe uma Resposta

